CRF Itinerante e Interações Medicamentosas

ago 17, 2011   //   by carolinaramos   //   Blog  //  Nenhum Comentário

Sábado passado estive no CRF Itinerante em Campos, que é um projeto do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro de levar atualização aos farmacêuticos e estudantes de farmácia da região.

Tivemos duas palestras: Interações medicamentosas e Interpretação de Exames Laboratorias, ambas focadas na atenção farmacêutica.

Enquanto assistia a palestra, me veio à cabeça escrever algo aqui sobre as interações medicamentosas.

 

 

As interações podem ocorrer entre dois ou mais medicamentos, ou entre medicamentos e alimentos. Na maioria das vezes as interações não são benéficas, podendo acarretar efeitos indesejáveis ou perda da eficácia de um dos medicamentos.

É sempre importante comunicar ao médico qualquer medicamento que esteja usando, quando este for receitar algum outro medicamento. Até os medicamentos mais simples, como os antiácidos podem diminuir ou aumentar a absorção de alguns medicamentos, interferindo na eficácia ou aumentando os efeitos colaterais.

Os alimentos e bebidas também podem interferir na eficácia da droga. Em alguns casos, como por exemplo com os anti-inflamatórios, é recomendado que se tome o medicamento após uma refeição, para diminuir o efeito sobre o estômago.

A regra geral é tomar medicamentos sempre com ÁGUA! Evite tomar medicamentos com suco, leite, café ou refrigerantes, ao menos por recomendação do médico ou farmacêutico. A água além de não interagir com o medicamento, é o melhor líquido para ajudar na dissolução do comprimido.

Qualquer dúvida sobre os medicamentos que esteja tomando, consulte seu médico, ou peça orientação ao seu farmacêutico.