Curiosidades farmacêuticas: A invenção da Coca Cola®

set 14, 2011   //   by carolinaramos   //   Blog  //  Nenhum Comentário

Tem gente que ama, e tem gente que diz que odeia. Sucesso mundial, poucas pessoas resistem a uma Coca bem gelada! Mas vocês sabiam que a Coca Cola® foi inventada por um farmacêutico?

Em 1886, John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta (EUA), movido por sua curiosidade criou uma bebida que se tornaria um grande sucesso. O farmacêutico que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar a cura para dores de cabeça fez uma mistura líquida de cor caramelo. Levou a mistura para uma farmácia, onde o xarope, misturado à água carbonatada (gasosa), era oferecido aos clientes que consideraram a bebida muito especial.

A farmácia colocou então o copo da bebida à venda por US$ 0,05. O contador do farmacêutico batizou a bebida de Coca-Cola, escrevendo o nome em sua própria caligrafia. Desde então, o nome Coca-Cola é escrito da mesma maneira. E a data oficial de nascimento da Coca-Cola fica sendo 8 de maio de 1886.

Nos primeiros anos foram vendidos aproximadamente 9 copos (237 ml) de Coca-Cola por dia. Um século depois, a empresa The Coca-Cola Company já havia produzido mais de 38 bilhões de litros apenas do xarope. Infelizmente, Pemberton era mais um inventor do que homem de negócios. Sem ter idéia de que inventara um produto que viria a ser um sucesso mundial, em 1891, ele vende a empresa a por aproximadamente US$ 2.300,00. O novo dono da empresa, começou então a dar maior visibilidade à marca. O resto da história a gente conhece. Com presença em mais de 200 países, a Coca Cola conquistou o mundo.

As garrafas de Coca através dos anos

.

O refrigerante Coca-Cola® normal tem como ingredientes, aromatizantes naturais, água gaseificada, açúcar, cafeína, extrato de noz de cola, corante caramelo IV, acidulante ácido fosfórico (INS 338).

A fórmula exata da Coca-Cola é um segredo industrial protegido por várias patentes, e nem sequer são conhecidas quais as matérias primas usadas. Segundo a revista Veja “a Coca-Cola mantém equipes de degustadores que retiram de quinze em quinze minutos garrafas de refrigerante da linha de produção para beber um gole e checar se o sabor está de acordo com as especificações da bebida”.

.

Quer saber mais sobre a história da Coca Cola? Acesse www.cocacolabrasil.com.br