Browsing articles from "dezembro, 2011"

Clássicos de Farmácia: Nivea Creme

dez 22, 2011   //   by carolinaramos   //   Blog  //  Nenhum Comentário

A Nivea é uma marca alemã, criada em 1911, por três profissionais: o farmacêutico Oscar Troplowitz, o dermatologista Paul Gerson Unna, e o químico Isaac Lifschütz. A criação da marca e até mesmo seu nome são devidos ao Nivea Creme, que foi o primeiro produto desenvolvido. O nome Nivea significa neve, e foi escolhido devido à cor branca do creme.

O clássico Nivea Creme foi o primeiro hidratante desenvolvido no mundo e esse ano completa 100 anos de existência. Sua formulação é a mesma desde o lançamento. A embalagem azul só foi criada em 1925, e hoje é conhecida em todo o mundo. Passando por várias e várias gerações, o “creme da latinha azul” continua conquistando muita gente por aí.

O creme tem uma consistência bem dura, é quase uma pasta. O bom disso é que ele dura bastante, já que não é um creme indicado para ser usado no corpo todo, mas apenas em pequenas regiões mais secas. O cheiro é uma delícia. Cheirando o creme na latinha, ele tem um perfume forte. Porém, após algum tempo na pele, o que resta é um cheirinho bem suave, muito bom, que não tem como descrever. Acho que nenhum creme tem o mesmo cheiro. É inconfundível.

Enfim, cotovelos, joelhos, tornozelos agradecem! E tem gente que usa depois de fazer as unhas para hidratar as cutículas.

Nivea Creme vem em embalagens de 56g (latinha) e 97g (plástica).

 

No site você confere curiosidades, a história da empresa e de seus produtos, como a marca criou diversos produtos para diferentes necessidades ao redor do mundo. É muito interessante: http://www.nivea.com.br/Experiencia/100years

Esclarecimentos sobre a venda de Sibutramina

dez 21, 2011   //   by carolinaramos   //   Blog  //  Nenhum Comentário

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), publicou no dia 10 de outubro de 2011 no Diário Oficial da União, a nova RDC nº52 de 6 de outubro de 2011, que estabelece novas regras para a comercialização de medicamentos contendo sibutramina.

A RDC entrou em vigor dia 9 deste mês de dezembro. A nova lei estabelece que a prescrição de Sibutramina deverá ser feita por meio da Notificação de Receita Azul “B2”, não podendo exceder a dose diária recomendada de 15mg, podendo ser prescrito tratamento apenas para 30 dias.

O que mudou foi a obrigatoriedade da Receita B2 ser acompanhada de um Termo de Responsabilidade do Prescritor, assinada pelo médico pelo paciente, em três vias, sendo uma via arquivada no prontuário, uma via arquivada na farmácia e uma via mantida com o paciente.

Alguns médicos ainda não estão cientes da nova lei. O paciente que faz uso da Sibutramina deve exigir do médico, o “Termo de Responsabilidade do Prescritor”, pois sem o termo a farmácia ou drogaria fica impossibilitada de fornecer o medicamento ao paciente, mesmo com apresentação da receita.

 

Para ler a RDC 52/2011 na íntegra clique aqui

Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.